IMPRENSA

Volans Informática conquista CMMI 2

A Volans Informática, empresa especializada no desenvolvimento, manutenção e suporte a sistemas de auto-atendimento bancário, acaba de ter sua área de "Desenvolvimento de Projetos", avaliada com o CMMI 2, o Capability Maturity Model Integration nível 2. Esta ação envolveu patrocinadores, gerentes, EPG e desenvolvedores da empresa, numa ação conjunta.

Todo o programa de melhoria de qualidade teve o suporte da ISD Brasil, empresa credenciada pelo SEI (Software Engineering Institute, entidade criadora do modelo), e primeira no país habilitada a fazer avaliações com profissionais brasileiros. Da definição dos processos ao laudo final, esta etapa do processo de melhoria de qualidade da Volans Informática teve duração de 2 anos e meio.

O objetivo do Capability Maturity Model Integration (CMMI) é servir como um guia para melhorar os processos das organizações e sua habilidade em gerenciar o desenvolvimento, aquisição e manutenção de produtos e serviços. O CMMI organiza as práticas que já foram provadas como sendo efetivas, em uma estrutura que ajuda a estabelecer prioridades para melhoria.

A Volans contava com um cenário de crescimento das demandas, especialmente nas áreas de desenvolvimento de projetos, testes e homologação. "Os clientes atendidos (e clientes em prospecção) embora não exigissem dos terceiros e dos prestadores de serviços a avaliação do CMMI, já a consideravam como um diferencial. Além disso, esses mesmos clientes já sinalizavam que a implantação deste processo passaria a ser uma exigência num futuro próximo. Daí veio nosso interesse no modelo", conta Antonio Celso Dias Duarte, gerente de novas tecnologias da Volans Informática.

Com o uso dos novos processos, diversos resultados positivos já foram alcançados pela Volans, como, por exemplo, aumento da visibilidade dos projetos em qualquer ponto de seu ciclo de vida, controle total das atividades desenvolvidas e melhora da gestão de custos. A empresa espera ainda perceber outros benefícios dessa conquista: "O laudo CMMI nos abriu um novo leque de opções de clientes e nos permite atender àqueles que têm este pré-requisito como exigência para a contratação de terceiros", avalia Duarte.

Com a implantação do CMMI, os funcionários da empresa passaram por uma positiva mudança cultural. "Conceitos que não eram tratados anteriormente pela equipe de desenvolvedores tais como especificação de requisitos, gestão de configuração e controle de qualidade, entre outros, tornaram-se pontos fundamentais a serem considerados antes do início das atividades de desenvolvimento. Ao final dos projetos, as equipes também desenvolveram um vivo interesse em conhecer e discutir as lições aprendidas do projeto", constatou o executivo.

Para o diretor executivo da ISD Brasil, e avaliador credenciado pelo Software Engineering Institute, Carlos Caram, "é muito importante que as empresas nacionais e multinacionais aqui instaladas tenham a consciência para a qualidade demonstrada pela Volans. O fato dos investimentos ocorrerem independente da demanda de um cliente específico, e o foco ser a efetiva melhoria de qualidade e não somente o tempo para se conseguir atingir um determinado nível, demonstram seriedade e comprometimento da direção. Para empresas que buscam parceiros de longo prazo, este tipo de atitude é uma demonstração inequívoca de profissionalismo", avalia.

Sobre a Volans Informática
A Volans Informática é uma empresa especializada no desenvolvimento, manutenção e suporte a sistemas de auto-atendimento bancário. Atualmente atende a clientes como ABN-AMRO, CEF, Grupo Santander-Banespa, Unibanco, IBM, Bankway, Itautec, Perto, Novadata, Unisys e Wincor.

Sobre a ISD Brasil
No Brasil há sete anos, a ISD Brasil (www.isdbrasil.com.br) é a subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics, Inc. e conduz a adoção de modelos de qualidade como o CMMI e o e-SCM (consultoria, treinamento e avaliações) em mais de 60 clientes no país. A ISD é a primeira empresa internacional a atuar na América do Sul com foco exclusivo em melhoria de processos baseada em modelos.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país