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Como comprovar a autenticidade de uma “certificação CMMI”

O CMMI Institute, dos Estados Unidos da América, entidade responsável por gerir e regulamentar as ações relativas ao CMMI vem trabalhando para prover ao mercado mundial maior confiabilidade em relação aos resultados (níveis de maturidade) das avaliações oficiais conduzidas. Isto se deve a alguns problemas de qualidade que vinham sendo encontrados e relatados ao CMMI Institute, globalmente. Estes problemas estão relacionados a questões éticas e a níveis de maturidade obtidos (ou às vezes apenas divulgados) de maneira não legítima.

Visando o aumento desta credibilidade e confiança nos resultados, e também com o objetivo de evitar enganos por parte dos interessados nesse tipo de informação (por exemplo, empresas privadas ou entidades governamentais interessadas em contratar empresas com “certificações válidas”, ou com potencial de desempenho, dentre outras), sugerimos abaixo alguns cuidados para que a comprovação de um nível de maturidade, ou, como tratado pelo mercado, de uma “certificaçãoCMMI” sejam adequadamente verificados.

Aspectos a considerar para comprovar a validade de uma certificação CMMI

As avaliações de CMMI conduzidas utilizando o método SCAMPI contam com alguns mecanismos que permitem ao mercado verificar a autenticidade e validade de seus resultados.

A seguir descrevemos os principais aspectos que devem ser levados em consideração para validação de um nível de maturidade:

  1. a avaliação precisa ser liderada por um profissional credenciado pelo CMMI Institute chamado de “lead appraiser”. Para verificar se a habilitação do avaliador ainda é válida, pode-se fazer uma pesquisa no site do CMMI Institute: http://partners.clearmodel.com/find-partner-sponsored-individual . Após preencher com o nome, preencha com a certificação do profissional para verificar a habilitação. Para o CMMI-DEV ( a mais comum ) a certificação profissional correspondente é SCAMPI Lead Appraiser for Development. Importante enfatizar que há uma distinção entre avaliadores autorizados a conduzir avaliações de níveis 2 e 3 daqueles aptos a conduzir oficialmente avaliações de níveis 4 e 5. (SCAMPI High Maturity Lead Appraiser, ou SCAMPI HM – Lead Appraiser). A ISD Brasil foi pioneira no credenciamento de profissionais brasileiros como avaliadores de alta maturidade.
  2. O CMMI Institute disponibiliza um site https://sas.cmmiinstitute.com/pars/pars.aspx onde são publicados os resultados de avaliações oficiais de CMMI. Essa publicação só é realizada após o registro e processamento pelo CMMI Institute, autorização do patrocinador da empresa avaliada e revisão de qualidade (o que atualmente tem levado cerca de dez dias para acontecer, com pequenas variações).
  3. Com isso, podemos afirmar com segurança que as únicas razões que levarão à não publicação de um nível de maturidade (avaliação ou “certificação”) no site do CMMI Institute são:

    1. A empresa avaliada não quer que seu resultado seja publicado;
    2. A avaliação não passou na revisão de qualidade do CMMI Institute durante o processamento dos resultados e, portanto o nível de maturidade não será publicado;
    3. A empresa não foi avaliada oficialmente e, portanto, eventuais declarações ou divulgações de mercado são meramente fruto de marketing e não o resultado de uma avaliação que foi conduzida com sucesso;
    4. A empresa foi avaliada e seu resultado foi publicado à época, mas a avaliação (“certificação”) expirou (após 3 anos, a empresa perde a “certificação” e seu nome é excluído do site do CMMI Institute, a não ser que nova avaliação seja realizada e publicada).

      De posse dessas informações e conhecendo o cenário brasileiro e internacional, podemos inferir e antever que: Para uma empresa “fornecedora de produtos ou serviços” que obtiver um nível de maturidade com o objetivo de mostrar ao mercado sua capacidade em desenvolvimento e sustentação de aplicações de TI, visando a participação em concorrências públicas e privadas ou mesmo exportação, a única razão da não publicação de seu nível de maturidade provavelmente ocorrerá em função das razões b, c ou d acima explicadas.

  4. Independente ou em conjunto com as verificações acima, sempre existirá uma última e importante etapa que caberá ao órgão, entidade ou empresa que está adquirindo serviços ou produtos de um fornecedor, que é validar ao longo do relacionamento com esse fornecedor o desempenho e qualidade de seus produtos e serviços, bem como tomar conhecimento de suas iniciativas na direção de melhorar continuamente seus processos e indicadores. A ISD Brasil, além de seus serviços de consultoria de melhoria de processos, possui um serviço de Procura, Seleção e Monitoramento de Fornecedores ( http://www.isdbrasil.com.br/procura-e-selecao-de-fornecedores/consultoria-procura-e-selecao-de-fornecedores.php) que apoia seus clientes na execução de um trabalho abrangente de gestão de fornecedores, complementando o trabalho executado pelas áreas de sourcing (e atuando em conjunto com elas).

Um último mas não menos importante aspecto: para considerar avaliações de maturidade ou certificações em processos de aquisição de serviços deve-se levar em conta o “escopo” da certificação obtida.

No site do CMMI Institute, as avaliações publicadas possuem alguns dados de escopo que permitem ter uma ideia do que foi avaliado. Nosso serviço de seleção de fornecedores se aprofunda nessa questão. E a razão é simples: que garantia de qualidade na prestação dos serviços sua empresa tem, no caso de seu fornecedor ter sido certificado nas operações da Europa (ou do Amazonas) sendo que os serviços serão prestados pela equipe de São Paulo ou Brasília?

As certificações ou aferições de maturidade são um excelente instrumento de apoio a processos de aquisição, desde que adequadamente utilizados.

Carlos Alberto Caram

Direção Executiva

ISD Brasil

Para dúvidas ou esclarecimentos – contato@isdbrasil.com.br

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