IMPRENSA

Portais: ITForum365, Baguete, Expoonews, Canalenergia, Overbr, TIBahia

CCEE conquista certificação internacional pelo desenvolvimento de sistemas para a operação do setor elétrico brasileiro

Instituição responsável pelo mercado de comercialização de energia é certificada CMMI-DEV pela gestão dos projetos em tecnologia

Salvador, 23/03/2015 – A área de Tecnologia de Mercado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, instituição responsável por operacionalizar o mercado de compra e venda de energia elétrica no Brasil, acaba de conquistar a certificação internacional Capability Maturity Model Integration (CMMI) - Nível 2 de maturidade. O reconhecimento foi concedido após avaliação dos processos de desenvolvimento de sistemas da organização, realizada pela Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil), tornando a CCEE a única empresa do setor de energia e utilities do país certificada pelo CMMI Institute, entidade integrante da prestigiada Carnegie Mellon University.

"A certificação CMMI é uma grande conquista, predominantemente perseguida por empresas de software. Embora a CCEE não seja desse segmento, nós desenvolvemos aqui os sistemas computacionais que suportam a comercialização de energia no Brasil. Hoje, podemos dizer que nossos processos de gestão são maduros, robustos e atendem às melhores práticas do mercado internacional”, comemora Dario Almeida, gerente executivo de Arquitetura de Sistemas da CCEE.

Entre os sistemas desenvolvidos pela CCEE estão o CliqCCEE, utilizado para contabilizar as operações de compra e venda de energia no Brasil; o Sistema de Coleta de Dados de Energia – SCDE, que recebe dados de medição de geração e consumo de energia dos agentes desse mercado; e a Plataforma de Integração CCEE, que oferece uma ligação direta e segura entre os sistemas da instituição e os utilizados pelas empresas que atuam na comercialização de energia.

O CMMI para Desenvolvimento (CMMI-DEV) é um modelo de maturidade para melhoria de processos, destinado ao desenvolvimento de produtos e serviços, e composto pelas melhores práticas associadas a atividades de desenvolvimento e manutenção que cobrem todo o ciclo de vida do produto. “Essa otimização significa entregar produtos e serviços de alta qualidade para apoiar a administração do setor elétrico no Brasil, o que traz benefícios para a sociedade brasileira em geral”, explica o executivo.

O programa de melhorias na área de Tecnologia da CCEE para obter a certificação, bem como o próprio processo que culminou no reconhecimento internacional com o CMMI, foi conduzido em parceria com a ISD Brasil (Integrated System Diagnostics Brasil). “O fato de a instituição buscar a melhoria de seus processos utilizando um modelo de qualidade internacional, por si só, demonstra a maturidade de seus gestores, preocupados em respaldar o crescimento da empresa com processos de classe mundial.”, destaca Carlos Caram, diretor executivo da ISD Brasil.

A certificação concedida à CCEE tem validade de três anos e pode ser renovada. "A tecnologia é parte integrante do core business de nossa organização, e a certificação CMMI demonstra a seriedade com que tratamos o tema ‘Qualidade’ no desenvolvimento dos sistemas que disponibilizamos aos agentes do mercado de energia”, completa Dario Almeida.

O que é CMMI for Development?
O CMMI-DEV é um modelo de melhores práticas internacionais para o desenvolvimento de projetos e produtos. A criação desse de modelo de qualidade nos Estados Unidos teve como objetivo a avaliação de fornecedores, mas suas práticas também são utilizadas para melhoria interna dos processos de empresas, como é o caso da CCEE. Atualmente, é o modelo padrão para melhorias de qualidade na área de tecnologia em todo o mundo.

Sobre a ISD Brasil
A Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil) tem foco exclusivo em melhoria de processos e desempenho. Trabalha com consultoria para a melhoria interna dos processos de seus clientes, bem como com procura, seleção e monitoramento de fornecedores. Diagnósticos de satisfação de clientes e diagnósticos internos independentes, gerenciamento estratégico de portfolio de projetos, compliance e quality assurance são outras frentes de trabalho da ISD Brasil, que é referência global em seu segmento.

Sobre a CCEE
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo.).

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país