IMPRENSA

Inatel é a primeira instituição de ensino e pesquisa brasileira a obter a certificação CMM nível 2

A certificação garante ao Instituto Nacional de Telecomunicações o selo de qualidade mundial em desenvolvimento de software

O Instituto Nacional de Telecomunicações-Inatel acaba de receber a certificação CMM (Capability Maturity Model ) - nível 2 -, reconhecida mundialmente e exigida como pré-requisito, por um número cada vez maior de organizações, para a contratação de serviços de desenvolvimento de software. A avaliação foi feita pela empresa Integrated System Diagnostics Brasil (ISD-Brasil), aplicando o modelo CMM definido pelo Software Engineering Institute-SEI, da Universidade Carnegie Mellon, criado pelo Departamento de Defesa do Estados Unidos.

Uma equipe de 32 profissionais da área de software do Inatel Competence Center, braço do Inatel para a área de transferência de serviços, foi avaliada, em um processo de entrevistas e análise de documentos, para obter a certificação.

Segundo o pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias do Inatel, o professor Marcelo de Oliveira Marques, "a certificação CMM foi uma decisão estratégica do nosso instituto de certificar todas as áreas de atuação do Inatel Competence Center junto ao mercado".

Para o gerente de Projetos e Consultoria do Inatel Competence Center, o engenheiro Guilherme Augusto B. Marcondes, "o selo CMM Nível 2, obtido por poucas organizações em todo o Brasil, coloca o Inatel em um nível bastante diferenciado no mercado de desenvolvimento de software".

Segundo Carlos Alberto Caram, diretor executivo da ISD-Brasil, "o CMM é um excelente indicador do nível de qualidade e de maturidade no processo de desenvolvimento de software e com certeza agrega valor e credibilidade ao produto final entregue ao cliente". "A ISD-Brasil contribuiu com o Inatel com serviços de consultoria, além da condução da avaliação oficial", conclui.

Na avaliação do professor Wander Wilson Chaves, diretor do Inatel, "ser a primeira instituição de ensino e pesquisa do país a ter a sua área de desenvolvimento de software certificada reforça a competência e a credibilidade do Inatel, em nível mundial, no campo do desenvolvimento tecnológico.

Sobre a ISD-Brasil
No Brasil há três anos, a ISD-Brasil é subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics e é especializada em consultoria, treinamento e avaliações (preparatórias e oficiais) de CMM. A ISD é a primeira empresa internacional, atuando na América do Sul, focada exclusivamente em qualidade de processos baseada em modelos. A ISD-Brasil tem escritórios em São Paulo e Brasília e conta com uma equipe de consultores especializados, cuja experiência abrange a implantação de qualidade de processos em diversas organizações dos setores financeiro, industrial, de serviços, de telecomunicações, além de fábricas de software, institutos de pesquisa, pequenas empresas, entre outras.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país