IMPRENSA

e-Dablio chega ao nível 2 do CMM

A fábrica de software da empresa carioca e-Dablio, que atua no setor de desenvolvimento e gerenciamento de projetos nesse segmento, acaba de receber a certificação CMM, Nível 2, consolidando, assim, as práticas que vinha adotando desde 2000, quando foi fundada.

A avaliação foi realizada por uma entidade externa e independente, a Integrated System Diagnostics Brasil (ISD-Brasil), reconhecida pelo Software Engineering Institute (SEI) e única no país habilitada a fazer a avaliação do modelo CMM (a empresa trabalha também com consultoria e treinamento no modelo).

A e-Dablio, com sede em São Paulo, Software Factory no Rio de Janeiro e centros de competência em Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Curitiba, desenvolve softwares voltados às áreas de e-business e business intelligence, além de atuar em desenvolvimento web e em manutenção de mainframes. De acordo com o presidente da empresa, Guilherme Costa, a certificação atende a clientes como a Embratel, que coloca o CMM no rol de atribuições esperadas de seus fornecedores. "Com o CMM podemos assumir o risco de desenvolver projetos e esse compromisso é muito bem recebido pelos clientes", afirma Costa. É o caso também da White Martins, outro cliente da e-Dablio, que, segundo o presidente, leva à frente projetos por estar "respaldada por empresa de nível 2 do CMM".

Guilherme Costa lembra que a e-Dablio adotou o modelo CMM já em 2000, quando foi fundada, porque precisava de metodologias de gestão de projetos e de desenvolvimento de software. Instituídas essas práticas, faltava a sensibilização do público interno, conseguida com a certificação. "Desenvolvedores, gerentes e analistas de negócios entenderam que poderíamos diminuir o nível de retrabalho, ter ganhos de produtividade e melhor entendimento do negócio", diz Costa.

Para a diretora da Software Factory da e-Dablio, Soeli Fiorini, "o CMM também vai ajudar a e-Dablio em seus objetivos de exportar software e de participar de licitações de empresas privadas e estatais", avalia.

Carlos Alberto Caram, diretor executivo da ISD-Brasil e líder da avaliação que constatou o nível 2 da e-Dablio, concorda com Soeli: "O mercado está mudando a maneira pela qual contrata serviços de desenvolvimento, e o CMM está se tornando um padrão de fato. Não é mais um modismo, mas, sim, um importante instrumento gerencial, tanto para a contratação de serviços como para o acompanhamento dos projetos. A e-Dablio deu um importante passo nessa direção".

Sobre a e-Dablio
Fundada em 2000, a e-Dablio cresce seu faturamento a uma taxa de 200% ao ano, contando com quatro andares no centro do Rio de Janeiro, 200 estações de trabalho em sua Software Factory, quatro centros de competências nas principais cidades do Brasil - São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte - e tem em sua carteira mais de 100 clientes em setores como o financeiro, de telecomunicações, mídia e governamental.

Sobre a ISD-Brasil
No Brasil há três anos, a ISD-Brasil é subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics e realiza consultoria, treinamento e avaliações de CMM. A ISD é a primeira empresa internacional, atuando na América do Sul, focada exclusivamente em qualidade de processos baseada em modelos. A ISD-Brasil tem escritórios em São Paulo e Brasília e conta com uma equipe de consultores especializados, cuja experiência abrange a implantação de qualidade de processos em diversas organizações dos setores financeiro, industrial, de serviços, de telecomunicações, além de fábricas de software, institutos de pesquisa, pequenas empresas, entre outras.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país