IMPRENSA

CPqD conquista nível 2 do CMM no desenvolvimento de software com apoio da ISD Brasil

Centro passa a ser uma das poucas empresas no Brasil a enquadrar-se neste que está entre os modelos de qualidade mais conceituados do mundo

O CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, de Campinas (SP), acaba de conquistar o Nível 2 do CMM - Capabality Maturity Model - em duas de suas áreas de desenvolvimento de software: Sistemas de Suporte a Operações (CPqD Gerência da Planta) e Redes de Telecomunicações.

A avaliação foi realizada por uma entidade externa e independente, a Integrated System Diagnostics Brasil (ISD-Brasil), reconhecida pelo Software Engineering Institute (SEI) e única no país habilitada a fazer a avaliação do modelo CMM.

Atingir o segundo nível do CMM significa, entre outras coisas, estabelecer os processos de gerenciamento dos projetos, atendendo as expectativas dos clientes com relação aos requisitos técnicos, prazos e controle de seus custos.

Para o assessor de qualidade do CPqD Mario Côrtes, dentro de pouco tempo demonstrar adequação ao modelo CMM será pré-requisito obrigatório para a manutenção e conquista de clientes. " Estamos trabalhando há vários anos em busca dessa conquista, alinhando o CPqD às melhores empresas de software do mundo", comenta.

Para Carlos Alberto Caram, diretor executivo da ISD-Brasil e líder da avaliação que constatou o nível 2 do CPqD, um dos diferenciais da empresa foi a filosofia de melhoria contínua que permeia seu trabalho. Segundo Caram "o CPqD não tratou o CMM nível 2 como um fim em si mesmo, mas apenas um meio para agregar valor aos seus processos. Tanto é que já começamos o trabalho rumo ao nível 3, sem qualquer tipo de interrupção. É esta "semente" da melhoria contínua que buscamos plantar nas empresas, e o CPqD vem empregando este conceito de maneira consistente".

Além disso, o CPqD já trabalha para a conquista do nível 2 em outras áreas da empresa, contando com a ISD-Brasil na definição de seu plano estratégico para tal.

Sobre o CPqD
Maior centro de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, aplicando quase 30% do seu faturamento anual em Pesquisa & Desenvolvimento e situando-se entre os dez maiores produtores de Soluções de Tecnologia da Informação do Brasil, o CPqD atua com destaque nas áreas de sistemas de suporte a operações e negócios, prestação de serviços de consultoria altamente especializados e serviços laboratoriais. Suas soluções de alta complexidade tecnológica são largamente utilizadas tanto no Brasil como nos Estados Unidos, países europeus e latino-americanos.

Sobre a ISD-Brasil
No Brasil há três anos, a ISD-Brasil é subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics e realiza consultoria, treinamento e avaliações de CMM. A ISD é a primeira empresa internacional, atuando na América do Sul, focada exclusivamente em qualidade de processos baseada em modelos. A ISD-Brasil tem escritórios em São Paulo e Brasília e conta com uma equipe de consultores especializados, cuja experiência abrange a implantação de qualidade de processos em diversas organizações dos setores financeiro, industrial, de serviços, de telecomunicações, além de fábricas de software, institutos de pesquisa, pequenas empresas, entre outras.

Assessoria de Imprensa CPqD
Mendes & Nader Comunicação Corporativa
Ana Claudia de Siqueira
anaclaudia@mendes-nader.com.br
(19) 3258 4707

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país