IMPRENSA

Operação de Desenvolvimento de Software da HP obtém certificação CMM nível 2

HP Brasil é a primeira subsidiária latino-americana a conquistar certificação emitida pela ISD Brasil, que atesta qualidade do software desenvolvido e abre caminho para mercados no país e no exterior

SÃO PAULO, SETEMBRO DE 2003 - A Operação de Desenvolvimento de Software da HP Brasil, localizada em Porto Alegre (RS), acaba de conquistar a certificação CMM nível 2. Trata-se da primeira subsidiária latino-americana da HP a obter esse certificado, que comprova a qualidade do software desenvolvido e abre caminho para mercados no país e no exterior. O nível de maturidade foi atestado pela ISD Brasil, que apoiou a HP em todo o ciclo do programa de melhoria. A ISD Brasil é a primeira consultoria internacional da América do Sul focada exclusivamente em qualidade de processos com base em modelos - e que conta com os dois únicos profissionais brasileiros credenciados pelo SEI-Software Engineering Institute, criador da CMM, para efetuar avaliações oficiais no mercado nacional.

Segundo Carlos Alberto Caram, diretor executivo da ISD Brasil e líder do processo de avaliação que atestou o nível de maturidade da operação de software da HP, "os esforços empreendidos pela empresa para a alcançar esse patamar de qualidade demonstram a seriedade da organização quanto às suas metas de melhoria contínua".

Para Carlos Bretos, diretor geral da HP Services, com a certificação "a HP Brasil fortalece ainda mais sua posição no país e - a partir dele - em toda a região latino-americana, ao garantir aos clientes uma operação de desenvolvimento de software de classe mundial, elemento essencial da sua estratégia Adaptive Enterprise".

A certificação CMM
O "Capability Maturity Model for Software" (SW-CMM) avalia e melhora a capacitação de empresas que produzem software, por meio de uma estrutura constituída por cinco níveis de maturidade. É um conjunto de melhores práticas para o mercado de software, tomado como referência em licitações de governo e por grandes corporações nacionais e internacionais. Ao adotar o CMM, uma empresa parte do nível 1 (inicial), em que o processo é imprevisível e controlado de forma insatisfatória, para o nível 2 (repetível), em que a empresa já conta com processos disciplinados - minimizando riscos, por exemplo, em relação aos tradicionais atrasos em desenvolvimento.

Na avaliação de nível 2, a HP Brasil apresentou apenas pontos fortes e comprovou estar 100% alinhada com as exigências do CMM. Todos os cinco quesitos principais foram aprovados sem restrições: gerenciamento de requisitos, planejamento do projeto de software, monitoramento de projeto de software, garantia de qualidade de software e gerenciamento de configuração de software.

"Com a qualificação, a operação de software da HP Brasil mostra que está madura para conquistar novos mercados e níveis de qualificação CMM", afirma Humberto Lotito, gerente de consultoria e integração da HP Services. "A certificação nível 2 comprova nossa capacidade de fornecer um produto padronizado, previsível - tanto em termos de qualidade quanto de prazo, o que dá mais credibilidade a nossos serviços e tranqüilidade ao cliente", complementa.

A certificação CMM nível 3 (definido) indica a existência de processos-padrão e consistentes. O nível 4 (gerenciado) estabelece processos que podem ser medidos e controlados. No nível 5 (otimização), a organização possui processos continuamente melhorados.

"Temos apoio integral da diretoria da HP Brasil, que considera a produção e a exportação de software estratégicas para a empresa e para o país. Já iniciamos os preparativos para alcançarmos o nível 3 até 2004 e assim por diante", afirma Lotito.

Sobre a Operação de Desenvolvimento de Software
Com a Operação de Desenvolvimento de Software, a HP Brasil está pronta a desenvolver soluções nas principais plataformas. Utiliza metodologias de desenvolvimento, ferramentas e tecnologias de última geração para oferecer soluções únicas, projetadas e desenvolvidas de acordo com as especificações do cliente. Integrada com as operações de software da HP nos Estados Unidos e na Índia, atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa e garante aos clientes brasileiros manutenção constante, atualizações rápidas e custos reduzidos. A operação de software brasileira também está recebendo parte do fundo de US$ 50 milhões da parceria Frontline Partnership, firmada entre HP e Microsoft, para capacitar profissionais na plataforma de aplicações .Net.

Sobre a ISD Brasil
No Brasil há três anos, a ISD Brasil é subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics Inc. e conduz a adoção de CMM (consultoria, treinamento e avaliações) em mais de 30 clientes no país. A ISD é a primeira empresa internacional a atuar na América do Sul com foco exclusivo em melhoria de processos baseada em modelos. A empresa promoverá, de 22 a 24 de outubro próximo, no hotel Gran Meliá WTC São Paulo, o ISD Brasil Customers Conference, evento em que seus clientes, entre eles a HP, mostrarão sua experiência prática na adoção do CMM.

Sobre a HP
A HP fornece tecnologia essencial para as empresas e para o dia-a-dia das pessoas. As soluções da empresa abrangem infra-estrutura de TI, computação e dispositivos de acesso pessoais, serviços globais e sistemas de imagem e impressão para consumidores, empresas e pequenas e médias empresas. Nos quatro últimos trimestres, a receita global da HP totalizou US$ 70,4 bilhões. Para obter mais informações sobre a HP, visite a página www.hp.com.br.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país