IMPRENSA

ISD Brasil credencia primeiro avaliador de CMMI do país

Pioneira na implantação e avaliação dos modelos CMM (Capability Maturity Model) no país, a Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil) acaba de credenciar o primeiro profissional autorizado pelo SEI a liderar avaliações de CMMI (Capability Maturity Model Integration) de maneira oficial - Renato Chaves Vasques, consultor da empresa. O CMMI foi lançado em 2001 pelo SEI-Software Engineering Institute como mais um modelo que as organizações podem adotar na busca de qualidade e melhoria contínua. Joseph Morin, sócio e CEO da ISD Brasil, é um dos autores do CMMI, modelo cuja adoção tem sido crescente por empresas em todo o mundo.

Renato Chaves Vasques, 32 anos, formado em ciências da computação, com MBA pela Business School São Paulo, conquistou a credencial após longo período de formação exigido pelo SEI. Ele também foi o segundo brasileiro autorizado pelo SEI a liderar avaliações de CMM. "A consecução desta credencial só foi possível pela experiência anterior como avaliador (lead evaluator), utilizando o SCE - Software Capability Evaluation, método de avaliação utilizado pela ISD Brasil para o CMM. Os treinamentos exigidos pelo SEI complementaram a experiência prática com o SCE", comenta Renato.

Segundo Carlos Alberto Caram, diretor executivo da ISD Brasil, o fato da empresa já possuir uma instrutora oficialmente credenciada - Juliana Belmok - e agora um lead appraiser (nome dado pelo SEI aos avaliadores), facilita a adoção do CMMI pelas empresas sediadas no Brasil. "É nossa filosofia oferecer know-how internacional adaptado ao preço e cultura locais. Estamos investindo no CMMI há dois anos, desde a sua criação, e hoje possuímos efetiva experiência de implementação e credenciais oficiais. Isso abre o caminho para as empresas daqui buscarem a competitividade internacional de que necessitam", complementa Caram.

Sobre a ISD Brasil
No Brasil há três anos, a ISD Brasil (www.isdbrasil.com.br) é a subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics, Inc. e conduz a adoção de CMM e CMMI (consultoria, treinamento e avaliações) em mais de 30 clientes no país. A ISD é a primeira empresa internacional a atuar na América do Sul com foco exclusivo em melhoria de processos baseada em modelos.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país