IMPRENSA

BSI Tecnologia chega ao CMM nível 2

A BSI Tecnologia, empresa brasileira desenvolvedora e integradora de sistemas e provedora de soluções para gestão e governança de TI, acaba de receber da ISD Brasil a certificação CMM nível 2 em suas fábricas de software localizadas em Londrina (PR) e Cotia SP).

"Conquistar o CMM representa um importante passo na estratégia corporativa da BSI, que busca agregar valor aos seus processos fabris de desenvolvimento de software dentro das melhores práticas internacionais e é aderente aos requisitos exigidos pelos mercados interno e externo", avalia o diretor de desenvolvimento de negócios da BSI Tecnologia, Ogarito Lopes, acrescentando que o CMM representa ganhos de produtividade, qualidade e competitividade.

A avaliação do nível 2 da BSI Tecnologia foi realizada pela ISD Brasil, única empresa estabelecida no país credenciada junto ao SEI-Software Engineering Institute (entidade americana criadora do modelo) para condução de consultoria, treinamento e avaliações oficiais com base no CMM e no CMMI (Capability Maturity Model Integration).

O escopo da avaliação foi centrado nas fábricas de São Paulo, onde são trabalhadas as áreas de front end e PCP, e de Londrina, na produção de programas e controle de qualidade. A empresa utiliza workflow automatizado para a produção de programas, entre outros processos. Suas fábricas de software são dotadas de uma estrutura consolidada que permite a produção contínua em projetos internos e externos.

Para a BSI, a certificação CMM fortalece e consolida sua estrutura de produção, assumindo função relevante em áreas específicas como, por exemplo, a de atendimento a processos críticos de transformação de software, que envolvem conversão e migração de sistemas entre plataformas.

Além de trazer benefícios no âmbito das demandas do mercado interno, a obtenção do CMM também está totalmente alinhada com os planos da BSI de garantir níveis de excelência na prestação de serviços e atendimento ao cliente, capacitando-a a entrar, em breve, no competitivo mercado internacional de software. "Estamos acompanhando de perto os movimentos empresariais e do governo para exportação de software, e temos participado de algumas iniciativas, avaliando perspectivas e oportunidades de negócios", observa Lopes.

Vencida essa etapa de obtenção do nível 2 do CMM e considerando que a evolução do processo de desenvolvimento de software requer um trabalho contínuo, o próximo passo da BSI será o encaminhamento para o CMMi.

O diretor executivo da ISD Brasil e avaliador credenciado junto ao SEI para CMM e CMMi, Carlos Alberto Caram, comenta sobre os passos seguintes da BSI: "A estratégia de melhoria de qualidade de uma empresa como a BSI deve ser pautada tanto por objetivos internos quanto pela observação do mercado, uma vez que a empresa é prestadora de serviços. Nesse sentido, a conquista do nível 2 dará a base técnica e de gestão necessárias para que a empresa alce vôos mais altos na busca contínua da maturidade de seus processos".

A BSI está capacitada a desenvolver desde consultoria, análise e programação em fábrica de software até a integração do sistema no ambiente tecnológico do cliente, seja mainframe, cliente-servidor ou multiplataforma. A empresa possui também convênios com oito universidades do norte do Paraná para formação de mão-de-obra especializada para a fábrica.

Sobre a BSI Tecnologia
A BSI Tecnologia, empresa de capital 100% nacional, está sediada em Cotia (SP), onde ocupa uma área total de 14 mil m2, sendo 8.000 m2 de área construída. Possui um quadro de mais de 450 funcionários e prevê, em 2004, um faturamento próximo a R$ 70 milhões. Em sua carteira de clientes figuram empresas como Unibanco, Telefônica, Banco Itaú, Banco Real/ABN AMRO, Nossa Caixa, Cia. Vale do Rio Doce, Petrobrás e Embratel. Website da empresa: www.bsitecnologia.com.br

Sobre a ISD Brasil
No Brasil há três anos, a ISD Brasil é a subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics Inc. e conduz a adoção de CMM e CMMI (consultoria, treinamento e avaliações) em mais de 30 clientes no país. A ISD é a primeira empresa internacional a atuar na América do Sul com foco exclusivo em melhoria de processos baseada em modelos.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país