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CPqD tem o maior programa voltado à qualidade de desenvolvimento de software do Brasil

Com a conquista do CMM Nível 2 em mais quatro áreas no fim de 2004, a organização leva modelo de qualidade consagrado mundialmente a todos os projetos de desenvolvimento de software, envolvendo cerca de 800 profissionais

O CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, localizado em Campinas, SP, é a organização brasileira que possui o maior número de processos orientados pelos conceitos do CMM - o Capability Maturity Model - um dos modelos de qualidade mais utilizados no mundo para o desenvolvimento de software.

Com a avaliação (procedimento que confirma a aderência da prática da organização aos requisitos do modelo) de mais quatro áreas em dezembro último, o CPqD passa a ter todos os projetos de desenvolvimento de software - o correspondente a 60% de suas atividades - pautados pelo CMM e nada menos que 800 profissionais da organização atuam hoje sob as diretrizes do modelo.

Sempre com consultoria e avaliações realizadas por uma entidade externa e independente, a Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil), reconhecida pelo Software Engineering Institute (SEI) e única no país habilitada a fazer a avaliação do modelo com profissionais brasileiros, o CPqD chegou ao CMM nível 2 em 2003, com as áreas de Sistemas de Suporte a Operações e de Redes de Telecomunicações. Em julho de 2004, foi a vez da área de Sistemas de Billing do CPqD conquistar o CMM nível 2.

Em dezembro último, mais uma vez a ISD Brasil atestou o nível 2 nas atividades das áreas de Soluções de Inteligência de Negócios, de Laboratórios e Infra-Estrutura de Redes e de Tecnologia de Serviços. Nestas três últimas avaliações, a ISD Brasil destacou a total inexistência de qualquer ponto fraco. "Isso é um fato digno de nota em avaliações no mercado nacional", avalia Carlos Alberto Caram, diretor executivo da ISD Brasil e primeiro brasileiro autorizado a conduzir avaliações de CMM, sendo também avaliador líder de CMMI.

Atingir o segundo nível do CMM significa, entre outras coisas, estabelecer os processos de gerenciamento dos projetos, atendendo às expectativas dos clientes com relação aos requisitos técnicos, prazos e controle de seus custos.

"Seguramente o CPqD possui um dos maiores programas de qualidade baseados em CMM em todo o País", diz Mario Côrtes, assessor da qualidade do CPqD. Segundo ele, a maior parte dos parceiros do CPqD também atua de acordo com CMM ou está implantando o modelo. "Campinas é a região com maior concentração de CMM no Brasil", informa. A cidade paulista tornou-se pólo do setor eletrônico e de telecomunicações desde meados da década de 90. "O CMM facilita a seleção dos parceiros para a garantia de resultados. Isso está mobilizando as empresas da região", opina Côrtes.

"Ficamos orgulhosos por ajudar o CPqD a atingir um alto nível de excelência na utilização dos conceitos do CMM. A abrangência do programa de qualidade da organização ratifica a seriedade com a qual o CPqD conduz todas as suas iniciativas. Tem sido um esforço contínuo ao longo dos anos e um exemplo a ser seguido pelas empresas de tecnologia do Brasil", diz Caram.

Em 2006, segundo estima Côrtes, o CPqD vai chegar ao Nível 3, dessa vez do CMMI-Capability Maturity Model Integration, versão mais abrangente do CMM que integra diversos modelos do SEI, aumentando sua complexidade e exigência. A ISD Brasil segue como a consultoria a apoiar o CPqD nessa jornada.

Sobre o CPqD
Em mais de 28 anos de atuação em telecomunicações e tecnologia da informação, o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios (OSS/BSS), tecnologias e produtos, serviços laboratoriais e consultorias. É uma organização comprometida em fornecer soluções inovadoras em telecom e tecnologia da informação. O CPqD emprega cerca de 1.300 profissionais altamente capacitados, e está presente em países da América do Norte, América do Sul, África e Oceania. Com o emprego de centenas de aplicativos de software comerciais desenvolvidos e registrados, e de suas consultorias e serviços especializados, somente no Brasil o CPqD beneficia mais de 40 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless (sem fio), diversos clientes corporativos dos setores de energia, mercado financeiro e governamental.

Sobre a ISD-Brasil
No Brasil há cinco anos, a ISD-Brasil é subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics e realiza consultoria, treinamento e avaliações de CMM e CMMI. A ISD é a primeira empresa internacional, atuando na América do Sul, focada exclusivamente em qualidade de processos baseada em modelos. A ISD Brasil tem escritórios em São Paulo e Brasília e conta com uma equipe de consultores especializados, cuja experiência abrange a implantação de qualidade de processos em diversas organizações dos setores financeiro, industrial, de serviços, de telecomunicações, além de fábricas de software, institutos de pesquisa, pequenas empresas, entre outras.

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