IMPRENSA

Tradução Oficial do CMMI para o Português com Revisão Técnica da ISD BRASIL é conduzida pelo CPqD

Modelo de qualidade só está disponível oficialmente em inglês, japonês, chinês e francês

O CPqD está concluindo o processo de tradução para o português da versão mais recente do modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration), que é utilizado como referência de qualidade no desenvolvimento de software, sendo também aplicável ao desenvolvimento de produtos e de serviços. Recomendado pela ISD Brasil (Integrated System Diagnostics Brasil), o Centro foi escolhido como tradutor oficial pelo próprio Software Engineering Institute (SEI), organização norte-americana que elabora e publica modelos de qualidade, pelo conhecimento prático e teórico que detém de normas e modelos da qualidade, pela sua grande experiência na elaboração e tradução de normas técnicas referentes a desenvolvimento de software. A ISD Brasil, consultoria internacional focada em governança com ênfase no CMMI e outros modelos, foi escolhida para realizar a verificação independente da tradução. Além disso, o CPqD já havia elaborado e disponibilizado publicamente uma tradução não oficial do modelo SW-CMM.

Ainda no primeiro semestre de 2009, a tradução da terminologia do modelo, já verificada pela ISD-Brasil estará disponível nos sites do CPqD e da ISD-Brasil para consulta pública por um mês, com o intuito de aprimorar o trabalho com as contribuições da comunidade de desenvolvimento de software. A tradução integral do modelo, também verificada pela ISD-Brasil, deverá estar disponível para sugestões da comunidade no segundo semestre pelo período de um mês.

Quando estiver concluída, a versão em português estará no site do SEI, junto às traduções para o japonês, chinês e francês. "O projeto é realizado por meio de um convênio firmado entre o CPqD e o Ministério de Ciência e Tecnologia, que está financiando parte dos recursos", explica Mario Lúcio Côrtes, responsável pela área de qualidade no Centro e coordenador da equipe que está traduzindo o modelo.

Segundo Carlos Caram, diretor executivo da ISD Brasil, o modelo traduzido de maneira oficial tornará mais fácil o entendimento e interpretação de seu conteúdo, e consequentemente o acesso aos seus benefícios por um número maior de empresas, o que significa um grande ganho para o país.

Sobre o CPqD
O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 32 anos, conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. O Centro hoje possui o maior programa de P&D da América Latina e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias.

Sobre a ISD-Brasil
Há nove anos atuando no Brasil, a Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil) é líder no segmento de melhoria de processos, envolvendo governança, outsourcing, seleção e monitoramento de fornecedores, treinamento, entre outros. Empresa de capital norte americano e brasileiro, é totalmente independente e atua em todo o ciclo de um programa de melhoria de qualidade (consultoria, treinamentos e avaliações), em mais de 200 organizações nos mais diversos segmentos (indústria, financeiro, serviços, pequenas empresas, entre outros).

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país