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Fábrica de software da IBM Brasil conquista o nível 5 do CMMI

Após quatro anos de intenso trabalho e foco em qualidade, companhia qualifica-se no mais alto nível de maturidade na adoção de processos de TI, avaliada pela ISD Brasil

A IBM acaba de receber o mais alto nível de maturidade no desenvolvimento de software com a certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration) nível 5. Esta graduação, reconhecida mundialmente, foi concedida no dia 23 de março pela ISD Brasil (Integrated System Diagnostics Brasil), primeira consultoria internacional a atuar diretamente no Brasil com foco em qualidade de processos e reconhecida pelo SEI (Software Enginneering Institute). A IBM é a primeira organização no Brasil a obter o nível mais alto de maturidade do CMMI.

Para a IBM Brasil, a conquista do nível 5 é apenas o começo. "Com o CMMI 5 temos os mecanismos necessários para otimizar nossos serviços e alavancar nossos negócios. Com processos sob controle, podemos absorver os conceitos implementados, seja em projetos para melhorar produtividade, minimizar defeitos ou utilizar ferramentas que suportam análise estatística e inovações tecnológicas", afirma Robert Payne, novo diretor da divisão de serviços da IBM Brasil.

Além de melhorar a qualidade dos softwares e o controle dos processos, o CMMI5 é um pré-requisito para os mercados nacionais e internacionais, e é considerado um guia de melhores práticas para o desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços. Segundo Carlos Alberto Caram, lead appraiser credenciado junto ao SEI e líder da avaliação que constatou o nível 5 da IBM, "a utilização da metodologia Six Sigma em conjunto com as práticas de análise quantitativa e de inovação tecnológica do CMMI tornaram o processo de trabalho utilizado pela IBM bastante robusto, dando-lhe subsídios para a obtenção de resultados práticos efetivos. Esse fato aumenta drasticamente a previsibilidade dos projetos conduzidos pela Fábrica de Software, no que diz respeito a prazo, custo e qualidade". A ISD Brasil vem apoiando a IBM em seu programa de melhoria de qualidade há quatro anos.

Vale destacar que, neste ano, a IBM lançou no Brasil a sua estratégia mundial de serviços de desenvolvimento e manutenção de aplicativos e pacotes. Brasil, Índia e China foram apresentados como os três países estratégicos para Delivery Centers no mundo, abrindo assim uma grande oportunidade para a IBM Brasil.

"A área de IBM Application Management Services (AMS) está em condições inigualáveis de ajudar os clientes a migrarem eficientemente seu ambiente de aplicações, e a obtenção desta certificação atesta este nosso comprometimento. Esta realização é um marco não só para a IBM Brasil, mas para toda a conjuntura de fortalecimento da indústria brasileira de software", conclui Robert Payne.

A Divisão de Serviços no Brasil está em franca expansão e possui atualmente 4.300 profissionais, dos quais 1.500 estão alocados na unidade da IBM em Hortolândia. Desde sua criação, esta divisão se pautou em criar valor para o cliente, inclusive, antecipando oportunidades e desafios de mercado.

Fábrica de Software
Primeira empresa no Brasil e na América Latina a receber a certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration) nível 3, a Fábrica de Software opera no Rio de Janeiro, tendo também atuação em São Paulo e Hortolândia, com um time em grande expansão contendo profissionais para qualificados nos ambientes de mainframe, web, midrange, migração (código e banco de dados) e Pacotes (ERP/CRM), atendendo a clientes nos diversos segmentos de indústria, incluindo a própria IBM Global Account e desenvolvendo e mantendo todos os aplicativos da IBM Brasil.

Sobre a IBM Global Services
Considerada a maior organização de serviços de tecnologia da informação (TI) do mundo, essa divisão da IBM foi responsável por US$ 46,4 bilhões do total de US$ 96,5 bilhões de renda registrada pela IBM Corp. em 2004. Com isso, a unidade de serviços da companhia corresponde a cerca de 48% de seu faturamento. Contando com uma infra-estrutura mundial de aproximadamente 170 mil profissionais (cerca de 55% do total da IBM), atendendo clientes em 160 países, a IBM Global Services integra o vasto portfólio da IBM - serviços, hardware, software, pesquisa e consultoria - para oferecer uma gama de soluções de tecnologia que se adequam a diferentes necessidades e auxiliam os clientes a integrarem seus ambientes de TI.

Sobre a ISD Brasil
No Brasil há cinco anos, a ISD Brasil é a subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics, Inc. e conduz a adoção de CMM e CMMI (consultoria, treinamento e avaliações) em mais de 40 clientes no país. A ISD é a primeira empresa internacional a atuar na América do Sul com foco exclusivo em melhoria de processos baseada em modelos.

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