IMPRENSA

Brasil ganha nova avaliadora de CMMI

Elizete Siervo, da ISD Brasil, é a primeira brasileira credenciada pelo Software Engineering Institute (SEI) como avaliadora do CMMI, o modelo de melhoria de processos mais praticado no mundo. O SEI é a entidade americana criadora do modelo CMMI.

Elizete passa a ser lead appraiser, profissional autorizada para liderar avaliações de CMMI utilizando o método SCAMPI-Standard CMMI Appraisal Method for Process Improvement (médodo padrão de avaliação do CMMI para melhoria de processos).

Ela se junta, assim, a Carlos Alberto Caram e a Renato Chaves Vasques, também da ISD Brasil, até aqui os únicos avaliadores do modelo no país.

Para Elizete, que já liderava equipes de avaliadores de acordo com o modelo CMM, o grande salto em relação ao modelo anterior acontece justamente na preparação das avaliações que o líder deve fazer. "É um nível maior de detalhamento na preparação, são mais responsabilidades, porque as caracterizações dos projetos das organizações são mais complexas", afirma.

Além dos pré-requisitos exigidos pelo SEI para o credenciamento, que incluem experiência prática em avaliações, Elizete passou por extensivo treinamento nos Estados Unidos.

"O credenciamento de Elizete como avaliadora vem consolidar a posição de liderança da ISD Brasil no mercado de melhoria de processos, assim como premia nossa política de desenvolvimento de pessoas. O contínuo investimento na formação de profissionais brasileiros é o caminho para que nossos clientes tenham acesso às melhores práticas internacionais a custos competitivos", diz o diretor executivo da ISD Brasil, Carlos Alberto Caram.

O objetivo do Capability Maturity Model Integration (CMMI) é prover às organizações um guia para melhorar seus processos e sua habilidade em gerenciar o desenvolvimento, aquisição e manutenção dos produtos e serviços. O CMMI organiza as práticas que já foram provadas como sendo efetivas, em uma estrutura que ajuda a organização a estabelecer prioridades para melhoria e fornece um guia na implementação destas melhorias.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país