IMPRENSA

ZCR Informática é a primeira empresa do Norte/Nordeste a chegar ao CMMI

Com a conquista, empresa coloca a Bahia no mapa nacional da TI, segundo Ruben Delgado, presidente. E abre as portas do mercado internacional para os softwares desenvolvidos no estado.

A ZCR Informática, de Salvador (BA), anuncia a conquista do CMMI 2, tornando-se a primeira empresa baiana - e das regiões Norte e Nordeste - a chegar a um nível de maturidade do modelo. O treinamento, consultoria gerencial e avaliação oficial foram conduzidas pela ISD Brasil - Integrated Systems Diagnostics Brasil, empresa líder no mercado brasileiro e internacional no segmento de melhoria de processos.

A ZCR atua principalmente no desenvolvimento de sistemas e serviços de TI, tarefa a cargo de sua Fábrica de Software, cujas unidades foram avaliadas segundo o Capability Maturity Model Integration (CMMI), o modelo de qualidade de software mais aplicado no mundo.

"Trata-se da confirmação de que na Bahia se faz software de qualidade", afirma o presidente da ZCR Ruben Delgado. "Estamos abrindo as portas do mercado internacional de TI para a Bahia e nos habilitando a fornecer software para outras praças, como São Paulo e Rio", diz. Segundo Delgado, outras quatro empresas - de um grupo inicial de cinco - devem chegar ao CMMI 2 até o final deste ano. O grupo foi coordenado pelo consultor João Eduardo Arruda, que apoiou localmente as empresas nos últimos 17 meses - fato esse considerado chave para o sucesso do programa.

Foram avaliadas as unidades Java, Web (PHP e ASP), .Net e de Computação Móvel (desenvolvimento para palms) da ZCR. Cerca de 50 pessoas foram envolvidas no trabalho de implantação e uso do modelo na Fábrica de Software.

Os objetivos da ZCR com o CMMI até aqui foram alcançados, de acordo com o presidente: os indicadores de medição e análise são produzidos de forma sistemática, garantindo produtos e processos sem erros. "Isso significa clientes satisfeitos", afirma Delgado. E a ZCR agora se credencia para exportar suas soluções, operação quase impossível, hoje, no mercado de TI, sem o CMMI como atestado de qualidade.

Entre os clientes da ZCR estão Dow Química, Hospital Aliança, Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Tribunal de Contas da Bahia, TIM (operadora de telefonia móvel), Deten Química, entre outros. Esse perfil amplo de clientes contribuiu para que a conquista do CMMI pela ZCR fosse recebida com entusiasmo pelo mercado baiano. "Há um entendimento de que isso é muito importante para a economia do estado", opina Delgado.

O caminho até o CMMI demandou 20 meses, mantendo a média internacional do período necessário à avaliação.

Segundo Ruben Delgado, houve compreensão total dos processos do CMMI pelo corpo técnico da ZCR e os conceitos foram absorvidos rapidamente. Como alguns profissionais da ZCR são professores universitários e estudantes, está havendo uma multiplicação muito rápida do CMMI pela Bahia. "Estamos criando uma cultura por aqui", diz o presidente. Com as outras empresas chegando ao CMMI, queremos transformar a Bahia num player de peso na fabricação de software", conclui.

Para Carlos Alberto Caram, diretor executivo da ISD Brasil e líder da avaliação que constatou o nível 2 da ZCR, o trabalho de implantação do modelo foi realizado com muita consistência pela empresa. "A seriedade da ZCR, em todas as fases do programa de qualidade, foi notória. Seus profissionais e executivos efetivamente incorporaram os conceitos do modelo, transformando a conquista em uma conseqüência natural da implantação de um sistema de trabalho com base em melhores práticas internacionais", afirma Caram.

Sobre a ISD Brasil
No Brasil há cinco anos, a ISD Brasil (www.isdbrasil.com.br) é a subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics, Inc. e conduz a adoção do CMMI (consultoria, treinamento e avaliações) em mais de 60 clientes no país. A ISD é a primeira empresa internacional a atuar na América do Sul com foco exclusivo em melhoria de processos baseada em modelos. A ISD Brasil promove em setembro de 2006 o ISD Brasil Customers Conference, evento onde reúne seus clientes em palestras abertas ao mercado (www.isdbrasil.com.br/evento3).

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país