IMPRENSA

Instituto Atlântico conquista CMMI 3 com avaliação da ISD Brasil

O Instituto Atlântico, instituição de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação e telecomunicações, baseado em Fortaleza (CE), acaba de receber o CMMI nível 3 (Capability Maturity Model Integration). A avaliaçaão foi realizada pela ISD Brasil-Integrated Systems Diagnostics Brasil, única empresa com atuação no país credenciada junto ao SEI-Software Engineering Institute, e assegura ao Instituto Atlântico a condição de primeira entidade do Norte-Nordeste e uma das poucas no Brasil a receber o selo.

"O CMMI é um importante indicador de maturidade, reconhecido internacionalmente, que certamente aumentará a qualificação da instituição", diz Carlos Alberto Caram, diretor executivo da ISD Brasil. "A seriedade do Atlântico, em todas as fases do programa de qualidade, foi notória. Seus profissionais e executivos efetivamente incorporaram os conceitos do modelo, transformando a conquista em uma conseqüência natural da implantação de um sistema de trabalho com base em melhores práticas internacionais", afirma Caram.

O presidente do Atlântico, Cláudio Violato, avalia que o CMMI nível 3 capacita a organização a atrair novos contratos, com chances de aumentar negócios, pois sinaliza ao mercado confiabilidade de procedimentos bem estruturados em gestão empresarial e de software.

"O que define a maturidade de qualidade em software é que ela deve estar incorporada nos processos da empresa e nas pessoas da organização", disse o superintendente do Instituto Atlântico, José Eduardo Martins.

Em outubro de 2003, o Atlântico conquistou o CMM Nível 2 focado em gestão de projetos. O gerente de Suporte ao Processo de Desenvolvimento do Instituto, Carlos Giovano Pires, explica que "o nível 3 aumenta o grau de controle da gestão e expande o foco para a área de engenharia de software, de teste, construção e design de produto. Enfoca também o nível do processo organizacional, gestão de conhecimento, treinamento, capacitação de equipe, tomada de decisão e a filosofia de melhoria contínua", informou.

"O número de empresas com CMMI nível 3 não deve passar de cinco, a maioria no Sudeste", diz Caram. "As regiões Norte e Nordeste começam a ser vistas como uma boa fonte para offshore e outsourcing, mercados em ascensão, e o Instituto Atlântico vem caminhando para se tornar um grande player de desenvolvimento de software", conclui.

Sobre a ISD Brasil
No Brasil há cinco anos, a ISD Brasil (www.isdbrasil.com.br) é a subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics, Inc. e conduz a adoção do CMMI (consultoria, treinamento e avaliações) em mais de 60 clientes no país. A ISD é a primeira empresa internacional a atuar na América do Sul com foco exclusivo em melhoria de processos baseada em modelos. A ISD Brasil promove em setembro de 2006 o ISD Brasil Customers Conference, evento onde reúne seus clientes em palestras abertas ao mercado (www.isdbrasil.com.br/evento3).

Últimas Notícias

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país

07/02/2012 - André Pinho, da ISD Brasil, é certificado avaliador de alta maturidade