IMPRENSA

ISD Brasil apresenta pela primeira vez no Brasil curso sobre Six Sigma para TI

A Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil) promove o curso CMMI Avançado e Six Sigma para TI - Desempenho de Processos e Qualidade de Produtos), que acontece entre os dias 20 e 24/3, em São Paulo. O curso é dirigido a profissionais que almejam a formação Six Sigma Green Belt; gestores em geral com a necessidade de entendimento ou com o objetivo de implementar Six Sigma em suas empresa; membros dos grupos de processos e qualidade (EPG, PPQA etc.); membros de equipes de avaliação e auditoria; e demais interessados.

O curso visa prover aos participantes o conhecimento necessário (formação Green Belt) para que a metodologia Six Sigma possa ser implementada de forma bem-sucedida em empresas que já utilizam o CMMI ou mesmo naquelas que ainda não aderiram ao modelo formalmente. Este conhecimento será adquirido ao longo do curso por meio de exercícios e estudos de caso em que a aplicabilidade das práticas avançadas de qualidade e gestão por processos será voltada para exemplos de TI e software. Entre os tópicos que o curso abordará estão o alinhamento dos objetivos de negócios com a melhoria de processos; fundamentos de estatística e gestão quantitativa; a metodologia de melhorias de processos Six Sigma aplicada à Tecnologia e Software; análise e soluções de problemas de TI com DMAIC (definir - mensurar - analisar - incrementar - controlar); o CMMI nos níveis 4 e 5; a busca pelo "zero defeito" e a inovação tecnológica; entre outros.

"Esta iniciativa pioneira da ISD Brasil consolida um novo patamar para o mercado nacional de melhoria de processos. A busca de soluções para os problemas e oportunidades de negócios com base em Six Sigma e tendo como modelo de referência o CMMI constituem-se num poderoso instrumento para a obtenção e mensuração de resultados", diz Carlos Alberto Caram, diretor executivo da ISD Brasil.

O curso será ministrado por Renato Chaves Vasques, consultor da ISD Brasil, graduado em "Ciências da Computação", com especialização em "Gestão de Negócios" pela Universidade de Toronto e "MBA Executivo" concluído pela Business School São Paulo.

"O Six Sigma é uma metodologia de resolução de problemas de negócio que possui grande foco em resultados financeiros e nos clientes. Já o CMMI é hoje o modelo mais renomado mundialmente para gestão de processos de desenvolvimento de soluções de TI. Logo, estamos falando de um 'casamento perfeito', apesar disso não ser aparente numa primeira impressão. Coube à ISD Brasil a realização de atividades de pesquisa para criar um método que integrasse ambos e facilitasse a implementação pelas organizações. O treinamento de CMMI Avançado e Six Sigma para TI (Green Belt) é um dos resultados deste trabalho", diz Renato Vasques.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país