IMPRENSA

Softwares de missão crítica dão CMMI 2 à Embraer

A Embraer desenvolve desde o ano passado um programa de aperfeiçoamento dos seus processos especificamente na área de desenvolvimento e manutenção de softwares de missão crítica, usados em aviões e estações, entre outros. O resultado do esforço acaba de dar à empresa o nível 2 do CMMI (Capability Maturity Model Integration), o modelo de qualidade de processos mais aplicado no mundo.

Em janeiro de 2005, a Embraer iniciou um processo de consultoria para a melhoria de processos com a ISD Brasil, empresa que introduziu os modelos CMM no País. Ali, os objetivos da Embraer eram melhorar os processos internos de cotação, planejamento e controle de projeto; melhorar os processos de desenvolvimento de software; e obter vantagem competitiva na demanda de mercado e de clientes. O alvo do trabalho era uma área de desenvolvimento e manutenção de software embarcado para sistemas aviônicos e de missão e de software para estações de solo.

As atividades de adoção do CMMI envolveram diversos profissionais, entre gestores e engenheiros de sistemas e de software, e este trabalho contou com o suporte integral da Vice-Presidência de Defesa e Governo da Embraer.

Os processos de software existentes foram mapeados e adaptados para atender aos requisitos do CMMI. Atividades de gestão de projetos foram implementadas, incluindo um programa de medições que deu subsídios para acompanhamento do projeto e tomada de ações. Um processo de garantia de qualidade para software foi definido de forma independente da equipe de projeto.

Agora, depois de 14 meses, a Embraer chega ao nível 2 do CMMI, mas colhe, como principais benefícios, uma maior visibilidade gerencial e técnica do projeto, baseada em dados e utilização de histórico; a visão quantitativa de progresso; a gestão de riscos; um maior envolvimento do cliente por meio de canais bem definidos; melhor controle sobre os requisitos de projetos; uma definição clara de responsabilidades; melhor comunicação entre os participantes e melhor controle sobre os produtos de trabalho; entre outros.

Segundo Carlos Caram, diretor executivo da ISD Brasil e avaliador de CMMI credenciado pelo Software Engineering Institute, "a adoção do CMMI pela Embraer, empresa que é um verdadeiro ícone de qualidade para o Brasil, tem um importante significado - quem está na liderança não se acomoda, e a melhoria contínua com base em melhores práticas internacionais é o caminho para a produtividade, qualidade e excelência sempre buscadas pela empresa".

"A conquista do nível 2 do CMMI é extremamente importante pois trata-se do modelo de gestão de processo mais aplicado em todo o mundo. Só que o trabalho não acabou e vamos atrás do nível 3", disse Emílio Matsuo, Diretor de Engenharia e Desenvolvimento da Embraer.

O programa de melhorias da Embraer não pára por aqui. A empresa pretende agora consolidar o nível 2 do CMMI em outras áreas de desenvolvimento, além de prosseguir em busca do nível 3, sempre com o apoio da ISD Brasil.

Sobre a Embraer
A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3 e EMBR4) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 110 assentos que tem 36 anos de experiência em projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte pós-vendas de aeronaves destinadas aos mercados globais de aviação Comercial, Executiva, e de Defesa e Governo. Sediada em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Embraer mantém escritórios e bases de serviços ao cliente nos Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. A Embraer está entre os principais exportadores brasileiros. Em 31 de março de 2006, a Embraer contava com 17.144 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 10,4 bilhões.

Sobre a ISD Brasil
No Brasil há cinco anos, a ISD Brasil (www.isdbrasil.com.br) é a subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics, Inc. e conduz a adoção do CMMI (consultoria, treinamento e avaliações) em mais de 60 clientes no país. A ISD é a primeira empresa internacional a atuar na América do Sul com foco exclusivo em melhoria de processos baseada em modelos.

A ISD Brasil promove em setembro de 2006 o 3º ISD Brasil Customers Conference, evento em que reúne seus clientes em palestras abertas ao mercado. Informações pelo site www.isdbrasil.com.br/evento3.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país