IMPRENSA

Ação Informática chega ao CMMI 2

A Ação Informática, de Salvador (BA), empresa especializada em softwares de gestão (ERP) voltados ao mercado de concessionárias de veículos, anuncia a conquista do nível 2 do CMMI (Capability Maturity Model Integration) para sua área de Novos Projetos, que envolve 26 profissionais. A avaliação foi realizada pela Integrated Systems Diagnostics (ISD Brasil).

Com 420 concessionárias como clientes em todas as regiões do país, a Ação Informática desenvolve os ERPs para atender a um setor que apresenta muitas especificidades, segundo o diretor técnico e sócio da empresa, Regis Braga. "Há pelo menos três empresas diferentes dentro de uma concessionária, a loja em si, a venda de autopeças, que requer gestão de estoque, e a oficina", diz Braga. Essa estrutura inclui uma comunicação direta entre os processos das concessionárias com os processos das montadoras.

Para atender a essas particularidades, a Ação Informática passou, em 2004, de uma empresa vendedora de softwares prontos para uma fábrica de softwares para o mercado automotivo. "Nosso sistema hoje é o mais moderno do mercado", afirma o diretor.

É o resultado do Projeto Apoena ("aquele que enxerga longe", em tupi-guarani), concebido pela Ação Informática há dois anos. Para chegar à condição de fábrica de software especializada a empresa precisava ter precisão nos projetos e isso incluía um programa de melhoria contínua. "Optamos pelo CMMI como modelo mais aplicado na região das Américas", recorda Regis Braga. Naquele momento, havia também a necessidade do envolvimento em tempo integral dos dois sócios da Ação Informática no desenvolvimento dos projetos. "Isso limitava nosso crescimento, porque não conseguíamos cuidar da área estratégica", conta Paulo Monteiro, sócio e diretor administrativo, financeiro e comercial da empresa.

A implantação dos conceitos do CMMI começou naquele 2004 e agora "não sabemos trabalhar de outra maneira, não sabemos como chegamos aonde chegamos sem o CMMI", opina Monteiro. "É um caminho sem volta e sabemos que temos de melhorar", diz. "A concorrência é defasada e sabemos que não podemos esperar que eles nos alcancem", concorda Braga.

De acordo com os diretores, a objetividade e a praticidade da ISD Brasil, além do profissionalismo dos avaliadores foram pontos fortes para a conquista do CMMI. "O conhecimento muito profundo da ISD Brasil nos mostrou os caminhos que procurávamos desde o início", afirma Paulo Monteiro.

Os diretores comemoram outros resultados, como o registro do "case" da Ação Informática pela sede da Microsoft em Seattle (EUA) - o processo de melhoria incluiu a migração de um servidor SQL Server para o Microsoft dotNet - e previsão de exportação dos softwares para a América Latina, em 2007, e para os EUA, em 2009.

O diretor executivo da ISD Brasil, Carlos Alberto Caram, comenta: "O CMMI é um importante instrumento para a competitividade das empresas. O entusiasmo dos executivos da Ação Informática demonstra o quanto o modelo agrega sob diversos aspectos - tecnicamente, gerencialmente, financeiramente, como motivador das equipes, como alavanca para novos negócios, entre inúmeros outros. A maturidade não é apenas da organização, mas também de seus executivos que percebem o valor da iniciativa no curto, médio e longo prazo".

Sobre a ISD Brasil
No Brasil há cinco anos, a ISD Brasil (www.isdbrasil.com.br) é a subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics, Inc. e conduz a adoção do CMMI (consultoria, treinamento e avaliações) em mais de 60 clientes no país. A ISD é a primeira empresa internacional a atuar na América do Sul com foco exclusivo em melhoria de processos baseada em modelos. A ISD Brasil promove de 20 a 22 de setembro o 3º ISD Brasil Customers Conference, evento em que reúne seus clientes em palestras sobre suas experiências práticas. Programação e incrições: www.isdbrasil.com.br/evento3.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país