IMPRENSA

ISD Brasil tem primeiro avaliador do país para o modelo eSCM

André Pinho está autorizado a realizar avaliações nas empresas segundo o modelo de outsourcing criado pela Carnegie Mellon University.

A ISD Brasil (Integrated Systems Diagnostics Brasil) é a primeira empresa brasileira a contar com um avaliador do modelo eSCM (IT-Enabled Sourcing Capability Model), criado pela Carnegie Mellon University e voltado ao aperfeiçoamento de processos de outsourcing em serviços.

O consultor André Pinho recebeu da universidade a credencial de Authorized Lead Evaluator, que o permite conduzir avaliações nas empresas segundo os eSCM Capability Determination Methods, métodos que podem ser utilizados tanto para avaliações iniciais, de progresso e prontidão, quanto para avaliações oficiais.

A ISD Brasil tem a maior equipe autorizada de consultores eSCM no mundo.

O modelo eSCM e seus métodos de avaliação são usados por provedores e clientes de serviços apoiados em TI na abordagem de questões críticas de sourcing, de forma a melhorar, sistematicamente, a capacidade de seus processos e para certificação de níveis de capacidade. O eSCM possui, além de práticas focadas na entrega e sustentação de serviços, práticas associadas a início e término de contrato. O eSCM também pode ser utilizado pelo cliente para avaliar potenciais fornecedores em seus processos de seleção.

O eSCM-SP (para provedores de serviços) abrange 10 áreas de capacidade - Knowledge Management; People Management; Performance Management; Relationship Management; Technology Management; Threat Management; Contracting Service Design and Deployment; Service Delivery; e Service Transfer. O eSCM-CL (para clientes), lançado recentemente, possui 17 áreas de capacidade com o objetivo de melhorar os processos do cliente relacionados a contratação e sustentação dos serviços executados por fornecedores.

De acordo com André Pinho, o eSCM utiliza níveis de capacidade de 1 a 5, que resultam da implementação de melhores práticas relacionadas a cada "área de capacidade". Isso significa que uma empresa terá, por exemplo, o nível 3 do eSCM, se os seus processos estiverem alinhados às práticas de nível 3. Segundo Pinho, a avaliação de uma empresa expira em dois anos; findo esse prazo, deve ser feita nova avaliação, para evolução ou manutenção dos nível atual.

Carlos Caram, diretor executivo da ISD Brasil e avaliador credenciado para o CMMI, acrescenta: A ISD Brasil é uma empresa voltada a melhoria de processos com base em modelos. O eSCM vem complementar o portfólio de serviços oferecidos pela ISD, sempre com a preocupação de trazer as melhores práticas mundiais para o Brasil. Nós não credenciamos apenas o André Pinho como avaliador. Atualmente, a ISD Brasil tem a maior equipe autorizada de consultores eSCM no mundo. Esse fato certamente irá facilitar o acesso das empresas brasileiras e multinacionais aqui instaladas às boas práticas deste modelo, contando com profissionais brasileiros devidamente capacitados e credenciados.

O eSCM foi desenvolvido por uma equipe multicultural e multidisciplinar formada pelo IT Services Qualification Center (ITSqc), da Carnegie Mellon University, e por empresas de produtos e serviços relacionados a TI.

Para se tornar o primeiro avaliador brasileiro de eSCM, André Pinho passou por seções de treinamentos sobre o modelo e o método de avaliação e por treinamento específico para liderar avaliações, realizados na Carnegie Mellon University, nos EUA. Pinho também foi observado pela universidade como líder de avaliação.

O novo avaliador da ISD-Brasil é graduado em Engenharia de Computação pela USP, atuando há 15 anos na área de engenharia de software e gestão de projetos. Desde 1997 se dedica a melhoria de processos. Na ISD Brasil, desenvolve atividades de consultoria, treinamento e avaliações relacionados CMMI e ao eSCM, atuando também em projetos Six-Sigma.

Sobre a ISD Brasil
No Brasil há sete anos, a ISD Brasil (www.isdbrasil.com.br) é a subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics, Inc. e conduz a adoção de modelos de qualidade (consultoria, treinamento e avaliações) em mais de 60 clientes no país. A ISD é a primeira empresa internacional a atuar na América do Sul com foco exclusivo em melhoria de processos baseada em modelos.

Para obter mais detalhes do eSCM e métodos de avaliação: www.isdbrasil.com.br

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país