Avaliações Oficiais (Certificação)

Para que uma organização possa ser considerada 'oficialmente' em um determinado nível de maturidade do CMMI®, um processo de avaliação oficial (Appraisal ou Assessment) é mandatório.

As avaliações oficiais, também chamadas no mercado de "certificação", têm como objetivo comparar as práticas de desenvolvimento de projetos, serviços ou processos de aquisição, com as práticas do nível de maturidade ou de capacidade do CMMI® que é pretendido pela organização.

O tempo previsto para o todo o trabalho de avaliação (preparação, condução e reporte) é de aproximadamente 60 a 90 dias (ciclo total), sendo dedicados alguns dias de visita à empresa (período on site). A quantidade de dias dessa visita variará de acordo com o nível de maturidade ou de capacidade pretendido. Outros fatores que influenciam o tempo requerido para a avaliação incluem as características da organização e requisitos definidos pelo patrocinador do programa de melhoria, os quais são levantados pelo líder da avaliação na fase de planejamento.

As avaliações oficiais são conduzidas por um Lead Appraiser ou High Maturity Lead Appraiser, profissionais autorizados pelo Software Engineering Institute (SEI) a conduzir avaliações oficiais. As equipes de avaliação são tipicamente compostas também por profissionais da própria organização sendo avaliada. Um dos objetivos dessa participação é a "compra" do resultado da avaliação, pois a equipe participa ativamente de todo processo, desde o início até o final do período "on site".

Em todas as fases (planejamento, preparação, condução e reporte) das avaliações oficiais que usam como referência os modelos da "família" CMMI® (CMMI® for Development, CMMI® for Services e CMMI® for Acquisition), é utilizado o método de avaliação SCAMPI (Standard CMMI® Appraisal Method for Process Improvement). Esse método foi desenvolvido pelo SEI e tem como objetivo "fotografar" a situação dos processos da organização em um determinado momento, possibilitando a recomendação de um nível de maturidade ao final da avaliação. No método SCAMPI, as avaliações oficiais são denominadas Appraisal SCAMPI Class A.

Na fase de reporte dos resultados, cabe ao SEI a análise de todos os dados da avaliação e concordando com a recomendação do Lead Appraiser, atribui o nível de maturidade à Organização, por um prazo de três anos. Após esse prazo, a organização deverá ser submetida novamente ao mesmo processo, para que seja atestada a manutenção do nível de maturidade obtido ou para alcançar níveis de maturidade superiores, comprovando a evolução dos seus processos.

A ISD BRASIL tem 100% de suas avaliações aceitas pelo SEI, o que comprova o nível de qualidade e excelência da empresa.

Para mais informações, clique aqui.

<< Voltar