Avaliações Oficiais (Certificação)

Para que uma organização possa ser considerada 'oficialmente' em um determinado nível de maturidade do CMMI® V2.0, um processo de avaliação oficial (Appraisal ou Assessment) é mandatório.

As avaliações oficiais, também chamadas no mercado de "certificação", têm como objetivo comparar as práticas de desenvolvimento de projetos ou produtos, serviços ou processos de aquisição ou de RH, com as práticas do nível de maturidade ou de capacidade do CMMI® que é pretendido pela organização.

Essa avaliação envolve tanto a “definição” de como a empresa trabalha, como o “uso” que faz na prática de seus processos.

As avaliações oficiais de CMMI V2.0 são conduzidas por um Lead Appraiser ou High Maturity Lead Appraiser, profissionais autorizados pelo CMMI Institute a conduzir avaliações oficiais. As equipes de avaliação são tipicamente compostas também por profissionais da própria organização sendo avaliada. Um dos objetivos dessa participação é a "compra" do resultado da avaliação, pois a equipe participa ativamente de todo processo, desde o início até o final do período "onsite".

Em todas as fases (planejamento, preparação, condução e reporte) das avaliações oficiais que usam como referência os modelos da "família" CMMI® é utilizado um método de avaliação (CMMI V2.0 Appraisal Method). Esse é o método oficial que o CMMI Institute defniu e é utilizado para avaliar os processos de uma organização, provendo sua classificação e nível de maturidade por meio de um Benchmark Appraisal, por exemplo.

Na fase de reporte dos resultados, cabe ao CMMI Institute a análise de todos os dados da avaliação e concordando com a recomendação do Lead Appraiser, atribui o nível de maturidade à Organização, o qual permanecerá publicado por um prazo de três anos.

A ISD BRASIL vem trabalhando desde o ano 2.000 com avaliações de CMMI (à época, o SW-CMM). Foi a primeira empresa na América do Sul a credenciar avaliadores e instrutores brasileiros. E tem 100% de suas avaliações aceitas e publicadas pelo CMMI Institute, o que comprova o nível de qualidade e excelência da empresa que atua em conjunto com a Integrated System Diagnostics dos Estados Unidos, empresa fundada e gerida por profissionais que criaram os métodos de avaliação até hoje utilizados globalmente.

Para mais informações sobre como certificar sua empresa, clique aqui.

Preocupado com maturidade e agilidade? Não perca o ISD Brasil Agile Week

<< Voltar