CMM e CMMI GERANDO RESULTADOS

Depois de apresentar implantações e práticas vitoriosas dos modelos CMM ano passado, o
2º ISD Brasil Customers Conference
mostrará como as organizações podem obter resultados efetivos ao adotarem os conceitos do CMM e CMMI. O ex-presidente
Fernando Henrique Cardoso
fará a palestra de abertura.

Os modelos CMM e CMMI são guias de melhores práticas para a gestão do desenvolvimento de software e de projetos na área de tecnologia e agregam efetivo valor aos negócios. A maneira como isso pode acontecer será mostrada na prática, na segunda edição do ISD Brasil Customers Conference, evento promovido pela Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil), que acontece nos dias 6, 7 e 8 de outubro próximo, no Hotel Gran Meliá WTC, em São Paulo.

Se em 2003 o evento foi direcionado para a apresentação de implantações e práticas bem-sucedidas do CMM – aceito pelas empresas como o caminho mais rápido e eficiente para se produzir software de forma controlada e previsível – este ano o evento quer mostrar que a qualidade trazida pelos modelos CMM e CMMI pode abrir novos mercados, trazer novos clientes e gerar rentabilidade. Estarão na agenda também, mais uma vez, os novos conceitos e tendências que envolvem os modelos CMM-Capability Maturity Model em todo o mundo.

“Vamos mostrar que a aplicação de melhores práticas internacionais, contidas nestes modelos, pode aumentar a capacidade de competição das empresas”, avisa o diretor executivo da ISD Brasil, Carlos Alberto Caram, coordenador técnico do evento, primeiro brasileiro autorizado a liderar avaliações de CMM no país e atualmente avaliador credenciado para CMM e CMMI.

O evento deste ano se chamará 2º ISD Brasil Customers Conference – Qualidade com CMM e CMMI Gerando Resultados e contará com palestras internacionais de executivos da ISD Inc (ex integrantes do SEI e autores dos modelos e métodos) e será pautado por experiências práticas dos clientes da ISD Brasil, em mais de 40 palestras ao longo de 3 dias.

“São empresas que também buscam a redução de riscos e de defeitos, bem como o aumento de sua capacidade de desenvolver projetos, sejam eles para finalidade interna ou para venda”, completa Caram.

Como qualidade e competitividade são mais facilmente geradas em economias estáveis, um dos principais responsáveis pela criação desse ambiente no país nos últimos anos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, fará a palestra de abertura do evento. A partir de sua experiência como presidente e profundo conhecedor da economia e da sociedade brasileira e internacional, ele deve oferecer uma visão histórica e de futuro da qualidade.

O CMM surgiu no âmbito do Departamento de Defesa norte-americano, maior comprador de software por encomenda do mundo, cujas ações, pela importância estratégica e natureza crítica, não toleram falhas em processos. Para garantir-lhes a integridade e a precisão o departamento criou o SEI-Software Engineering Institute, que funciona na Universidade Carneggie Mellon, nos EUA. O SEI estabeleceu os modelos CMM e passou a regulamentar suas práticas em todo o mundo. Para o SEI, é necessário promover a evolução da engenharia de software de uma atividade desordenada e dispendiosa para uma atividade gerenciada, disciplinada e com qualidade de produto controlada.

Atualmente, o conceito de CMM abrange os processos de desenvolvimento de software (SW-CMM), Engenharia de Sistemas (SE-CMM), aquisição de software (SA-CMM), Recursos Humanos (People CMM), entre outros. O CMMI (CMM Integration) integra os modelos de desenvolvimento de software, engenharia de Sistemas e aquisição.

Mais informações sobre o 2º ISD Brasil Customers Conference – Qualidade com CMM e CMMI Gerando Resultados podem ser obtidas pelo site www.isdbrasil.com.br ou pelo telefone (11) 3818-8989.

___________________
Divulgação:
ADS Assessoria de Comunicações
Contatos com:
Sílvia Balzan (Mtb 20.490) – tel. 11 5090-3014/ e-mail silviab@adsbrasil.com.br;
Marina Correia – tel. 11 5090-3021/ e-mail marinac@adsbrasil.com.br.

ISD Brasil