Fábricas de Programas que se propõem a alcançar o nivel 3 de maturidade do CMMI enfrentam desafios diversos, como por exemplo, elaborar soluções criativas e que não onerem o processo produtivo de componentes de software ao mesmo tempo em que se aderem às práticas do CMMI, gestão das interfaces entre a organização-escopo e o restante da empresa, entre outros. Nesta trajetória surgem dificuldades, pois muitas das soluções triviais parecem inviabilizar uma operação simplificada de codificação de componentes e ainda conflitos de interesse, pois nem sempre as demais áreas da empresa têm visibilidade dos ganhos que estão por vir. Esta palestra apresenta a experiência da T-Systems do Brasil neste assunto, quando atingiu o nível 3 do CMMI em sua Fábrica de Programas.
Sobre os palestrantes
Élide Cervantes é graduada em Tecnologia da Informação pela Universidade Mackenzie/SP, com MBA em Gestão e Tecnologias da Qualidade pela Politécnica USP e certificação PMP. Desde 1986 desempenhou atividades de suporte técnico, análise e desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de projetos, atuando em diversos segmentos do mercado, sendo que nos últimos 5 anos tem se dedicado a qualidade e melhoria de processos com foco em modelos como o ISO-9001:2000, CMMI, PMBOK e ITIL. Trabalhou em empresas como Itaú, Chemist, Telepar, Gedas e atua como Gerente da Qualidade da T-Systems do Brasil.
Othoniel Cavanellas é graduado em Tecnologia da Informação pela PUC/RJ e mestrando em Engenharia de Software pelo IPT/USP. Desde 1984 vem atuando em atividades relacionadas a suporte técnico e desenvolvimento de sistemas, sendo que nos últimos 5 anos tem se dedicado a melhoria de processos com foco em modelos como o CMMI e PMBOK. Trabalhou em empresas como Banco Nacional, Caixa Economica do Estado de São Paulo, Mercedes-Benz do Brasil e no momento coordena o Programa de Melhoria de Processos da T-Systems do Brasil. Paralelamente atua como professor em Cursos de Graduação nas disciplinas de Engenharia de Software, Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Projetos de Software e Business Intelligence.
|