3º ISD Brasil Customers Conference
Governança e Gestão de Riscos com CMMI ® e outros modelos
Data: 20, 21 e 22 de setembro de 2006
Horário: das 8h00 às 19h30

T-Systems
"Estratégias, desafios e interpretações na adoção do CMMI nível 3 em uma Fábrica de Programas"
Élide Cervantes
Gerente da qualidade
Othoniel Cavanellas
Coordenador do programa de melhoria de processos
Dia 21 de setembro de 2006, das 11h35 às 12h25

Fábricas de Programas que se propõem a alcançar o nivel 3 de maturidade do CMMI enfrentam desafios diversos, como por exemplo, elaborar soluções criativas e que não onerem o processo produtivo de componentes de software ao mesmo tempo em que se aderem às práticas do CMMI, gestão das interfaces entre a organização-escopo e o restante da empresa, entre outros. Nesta trajetória surgem dificuldades, pois muitas das soluções triviais parecem inviabilizar uma operação simplificada de codificação de componentes e ainda conflitos de interesse, pois nem sempre as demais áreas da empresa têm visibilidade dos ganhos que estão por vir. Esta palestra apresenta a experiência da T-Systems do Brasil neste assunto, quando atingiu o nível 3 do CMMI em sua Fábrica de Programas.

Sobre os palestrantes

Élide Cervantes é graduada em Tecnologia da Informação pela Universidade Mackenzie/SP, com MBA em Gestão e Tecnologias da Qualidade pela Politécnica USP e certificação PMP. Desde 1986 desempenhou atividades de suporte técnico, análise e desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de projetos, atuando em diversos segmentos do mercado, sendo que nos últimos 5 anos tem se dedicado a qualidade e melhoria de processos com foco em modelos como o ISO-9001:2000, CMMI, PMBOK e ITIL. Trabalhou em empresas como Itaú, Chemist, Telepar, Gedas e atua como Gerente da Qualidade da T-Systems do Brasil.

Othoniel Cavanellas é graduado em Tecnologia da Informação pela PUC/RJ e mestrando em Engenharia de Software pelo IPT/USP. Desde 1984 vem atuando em atividades relacionadas a suporte técnico e desenvolvimento de sistemas, sendo que nos últimos 5 anos tem se dedicado a melhoria de processos com foco em modelos como o CMMI e PMBOK. Trabalhou em empresas como Banco Nacional, Caixa Economica do Estado de São Paulo, Mercedes-Benz do Brasil e no momento coordena o Programa de Melhoria de Processos da T-Systems do Brasil. Paralelamente atua como professor em Cursos de Graduação nas disciplinas de Engenharia de Software, Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Projetos de Software e Business Intelligence.

Voltar


© CMMI is registered in the US Patent and Trademark Office by Carnegie Mellon University
SM Capability Maturity Model Integration and SEI are service marks of Carnegie Mellon University