Esta palestra tem por objetivo apresentar a Governança de TI no SERPRO e explicar como os conceitos de Governança Corporativa, Gerência de Projetos e Melhoria de Processos podem facilitar e manter a transparência das ações organizacionais. O SERPRO, como responsável por Projetos de TI de alta complexidade do Governo, e que demandam a utilização das mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado, vê-se obrigado a fazer uso de metodologias e modelos de referência internacional e adequados à realidade de seus principais clientes, mantendo a transparência de suas operações em todos os níveis organizacionais.
O SERPRO apresenta sua experiência na implantação de processos alinhados ao modelo CMMI Nível 3 e os benefícios resultantes. Os benefícios apresentados serão abordados de forma qualitativa e quantitativa com base nas medições e indicadores especificados. Na palestra também serão apresentados o planejamento e estratégias adotadas, assim como as lições aprendidas no processo.
Sobre as palestrantes
Gisela de Fátima Fortuna Guimarães é analista de sistemas e formada em administração de empresas. Gerenciou o pólo de desenvolvimento de Brasília, que atende o Ministério do Planejamento, Secretaria Orçamento e Finanças, Advocacia Geral da União e outros clientes, tendo sido o primeiro pólo de desenvolvimento do SERPRO em Brasília a conquistar o nível 2 do CMM. Atualmente é coordenadora do processo SERPRO de desenvolvimento de soluções - PSDS.
Helena Cristina de Albuquerque Bastos é analista de sistemas, mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de Pernambuco na área de engenharia de software e especialista em gestão da tecnologia da informação pela UFPE. Atualmente, gerencia o pólo de desenvolvimento do SERPRO em Recife que atende a Secretaria da Receita Federal, que foi a primeira área a alcançar o nível 2 do CMM. É responsável pela migração do pólo para o CMMI nível 3. Presta consultoria a diversas áreas da empresa que estão em busca da capacitação em maturidade no desenvolvimento de software.
|