A área de Gestão de Riscos é muitas vezes negligenciada pelas empresas e por seus gerentes de projetos. Um grande obstáculo para a implantação de processos de gestão de riscos é a percepção dos gestores em relação à aparente burocracia decorrente da implementação de processos formais.
Os objetivos desta apresentação são: (1) apresentar uma visão geral sobre gestão de riscos na área de Tecnologia da Informação e (2) fornecer recomendações para o desenvolvimento de processos de gestão de risco mais enxutos, que sejam mais facilmente aceitos pelas empresas e possam ser aplicados na prática, com menor resistência.
Sobre os palestrantes
Armando Nazaré de Oliveira é diretor da qualidade da G&P, sendo responsável pela implementação e manutenção dos padrões e modelos de qualidade, gestão de projetos, governança corporativa e de TI para a empresa. Atua há mais de 15 anos na área de tecnologia da informação em empresas como Monsanto do Brasil, American Express, Atos Origin, Computer Associates e Lloyds Bank. É graduado em TI pela Universidade Mackenzie, com MBA em TI pela USP - Universidade de São Paulo e certificado como PMP pelo PMI.
Enock Godoy de Souza é professor da pós-graduação em gestão de projetos da FIAP, instrutor de cursos in-company na área de Gestão de Projetos, além de atuar na gestão de projetos da Bovespa. É autor de diversos artigos publicados em conferências de sistemas de informação e gestão de projetos. Atuou na área de sistemas de informação em várias instituições financeiras como Itaú-Bankers Trust, ABN-AMRO Bank, Banco Santos e Bovespa. É bacharel em ciências de computação pela USP/São Carlos, pós-graduado em administração de empresas pela EAESP/FGV, Mestre em gerenciamento de sistemas de informação pela London School of Economics (LSE) e certificado como PMP pelo PMI.
|