A partir de 2004 as grandes corporações norte-americanas passaram a ter um forte interesse em realizar processos offshore nos seus ambientes de Bussiness Intelligence (Data Warehouse, Data Mart, ODS, Data Mining). A grande questão que estava diante delas era: qual o modelo mais adequado de fábrica de software (offshore) para atender ao desenvolvimento de aplicações orientadas a apoiar decisões no nível estratégico da organização e que utilizam informações vitais e altamente confidenciais?
Nesta palestra será apresentado o modelo Rightshore Information Factory (RIF), um modelo totalmente desenvolvido no Brasil e certificado por Bill Inmon ("pai do Data Warehouse"). Este modelo foi inicialmente desenvolvido para atender ao mercado offshore norte-americano. Veja "por que" desenvolver projetos em um fábrica de BI é totalmente diferente do desenvolvimento em uma fábrica de software clássica.
Principais questões apresentadas durante na palestra: Dimensionamento da demanda; Análise da qualidade via inspeções e testes; O processo de comunicação continua; A visão "Speed-to-market"; Sincronização entre os centros de excelência; Transformação de demandas complexas em problemas simples; O processo de gestão da RIF; Como as organizações brasileiras podem ter acesso a esta iniciativa?
Sobre o palestrante
Mauricio Pereira de Abreu é mestre em gestão do conhecimento pela COPPE/UFRJ, com pós-graduação em análise de sistemas pela PUC-RJ. Consultor com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes empresas do setor público e privado. Ministra cursos para a FGV, COPPE, FUNCEFET, UFF, UNESA entre outras. Autor dos livros: "Projeto de Banco de Dados - Uma visão prática" (12ª ed. - Ed. ÉRICA) e "Que Ferramenta Devo Usar? - Gestão do Conhecimento" (1ª ed. - Ed. QUALITYMARK). Doutorando em gestão do conhecimento pela COPPE/UFRJ. Palestrante em diversos congressos e seminários no Brasil e no exterior.
|