DELL
"O papel das melhores práticas (CMMI) na estratégia de desenvolvimento distribuído de software da área de TI da Dell"
Jairo Avritchir
Diretor de TI
Eduardo Frias
Director - Global Process, Quality and Tools
Dia 21 de setembro de 2006, das 17h10 às 18h00
|
A área de TI tem continuamente enfrentado o paradigma de "entregar mais com menos". As ferramentas e processos de TI são e estão tipicamente desconectadas uma das outras e quase nunca são "amigáveis" ao pessoal de TI . A industria, as questões regulatórias e certos padrões auditáveis (ex: ITIL, CMMI, SOX, PCI, etc) precisam ser incorporados no dia a dia de TI da maneira mais eficiente possível. O retorno do investimento precisa ser tangibilizado no curto prazo. A maioria das organizações globais adota iniciativas de melhoria de processo de desenvolvimento de software de forma vertical - por área de negócio, ou horizontal - por país/região. Desta forma deixam de se beneficiar de possíveis sinergias entre suas equipes.
Esta palestra descreverá como a Dell enfrenta estes desafios : como estabeleceu um processo único e global de melhores práticas e padrões de desenvolvimento e gestão de aplicações e como articulou este processos padrões com uma arquitetura de ferramentas de apoio ao desenvolvimento. A palestra abordará ainda algumas abordagens inovadoras para a institucionalização dos novos processos e para suportar sua melhoria continua.
Sobre o palestrante
Jairo Avritchir é engenheiro de Produção, Escola Politécnica, USP. Pós Graduado em Administração de Empresas pela EAESP - FGV, 22 anos de experiência em TI. Trabalhou em empresas como Banco Francês e Brasileiro e JP Morgan, atuando desde desenvolvedor até CIO. Iniciou seu trabalho na Dell em 1999 como Diretor de TI para o Brasil . Em 2001, ajudou a criar o plano de negócios e lançar o 1º Centro Global de Desenvolvimento de Software (GDC) da Dell fora dos Estados Unidos e Europa. O GDC liderado por Jairo foi avaliado oficialmente como CMM Nível 2 em 2002 e atualmente possui 400 profissionais desenvolvendo software para Dell, para uso interno e global.
Eduardo Frias é atualmente diretor de processos, qualidade e ferramentas para organização de tecnologia da informação da Dell, Inc. Dentre suas responsabilidades estão a definição e manutenção de métodos, qualidade (incluindo Six Sigma) e ferramentas para o desenvolvimento de aplicações com o objetivo de apoiar aproximadamente 4.000 profissionais de IT. Antes de trabalhar na Dell, Eduardo foi avaliador (CBA-IPI Lead Appraiser) e instrutor credenciado para o SW-CMM na Accenture. Com mais de 10 anos de experiência no campo da melhoria de processos de software, é bacharel em análise de sistemas pela Universidade de Buenos Aires e tem Master Degree em engenharia de software pela Carnegie Mellon University.
|