Cada dia que passa é maior o número de organizações que visam melhorar a qualidade de seus produtos e processos. Nesta busca é comum que empresas procurem conhecer os diversos modelos de qualidade disponíveis no mercado. No entanto, muitas deixam de lado a importante etapa de compreender as suas reais necessidades de negócio para direcionar e obter os melhores benefícios com a implantação destes modelos.
O objetivo desta palestra é apresentar ao público uma reflexão quanto aos diferentes contextos de negócio, abordagens e interpretações que podem ser consideradas na implantação do modelo CMMI. A apresentação irá contemplar também exemplos voltados para a implantação do modelo em fábricas de código, fábricas de projetos, organizações com foco em inovação tecnológica, empresas que desenvolvem produtos entre outros contextos, tais como desenvolvimento conjunto de Software e Hardware ou HW com SW embarcado, assim como em organizações de tamanhos diversificados (pequenas, médias e grandes).
Atenção especial será dada ao valor que o modelo pode trazer para organizações que escolhem o CMMI como guia de melhores práticas para o desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica.
Sobre o palestrante
Arthur Maria do Valle Neto é mestre em Informática Aplicada (PUCPR-2002) na área de Engenharia de Software. Formado em Ciência da Computação (PUCPR-1997) e Administração de Empresas (UFPR-2000), vem trabalhando há mais de oito anos em projetos relacionados à melhoria da qualidade de processos e produtos de software.
Como consultor da Integrated System Diagnostics - ISD Brasil, vem conduzindo programas de melhoria de qualidade em várias empresas, além de ter participado de diversas avaliações preparatórias e oficiais em relação aos modelos CMM.
Arthur é instrutor oficial do curso "Introduction to CMMI", autorizado pelo SEI - Software Engineering Institute (SEI Number 350). Arthur também possui formação BlackBelt SixSigma.
|